Recursos humanos
Antigamente, o Departamento de Recursos Humanos era visto na empresa como uma parte separada, ou seja, como um departamento que não se interagia com os demais departamentos. As empresas executavam apenas funções de registro, controle de quantidade de pessoal, suas preferências no trabalho e folha de pagamento. Essas atividades não eram sequer registradas em um órgão específico. Com a criação do Ministério do Trabalho, surge o Departamento de Pessoal, com objetivos burocráticos, dirigidos às exigências legais (décadas de 30 a 50).
O departamento de Recursos Humanos foi se tornando mais importante a partir do momento em que seus funcionários passam a ser vistos com mais importância para a organização.
Hoje, o departamento de Recursos Humanos é tido como um dos mais importantes dentro de uma organização.
AS FUNÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
A administração de recursos humanos representa todo o esforço para atrair profissionais do mercado de trabalho, prepará-los, adaptá-los, desenvolvê-los e incorporá-los de forma permanente ao esforço produtivo e utilizar adequadamente o profissional.
Vivemos numa época caracterizada por mudanças constantes de natureza econômica, social e tecnológica, conscientes desta realidade, as empresas buscam no mercado os profissionais que possuem as atribuições ou competências, que geram valores para a organização.
Neste sentido os Recursos Humanos, colabora justamente na manutenção dos valores da organização. Ou seja, sua tarefa, ao mesmo tempo em que preserva, acompanha e garante os direitos e deveres de todos os componentes da empresa, agrega valor à mesma em função da própria atividade.
Recrutamento e Seleção
Uma das grandes preocupações do gestor de recursos pessoas é utilizar, da melhor forma possível, os instrumentos que o permite atrair profissionais do mercado de trabalho, que sejam interessantes para a organização e que desejam nela permanecer atuando. Para atrair e manter