Relatório - gasolina.
Síntese de Identificação de Compostos Orgânicos
Professora:
Teor de álcool em diferentes tipos de gasolina
Santa Bárbara D’Oeste
2012
ÍNDICE
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS 3
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4
PARTE EXPERIMENTAL 5 1. MATERIAIS 5 2. TÉCNICAS 5 3. PROCEDIMENTO 5
QUADRO DE RESULTADOS E QUESTÕES PARA DISCUSSÃO 6 1. QUADRO DE RESULTADOS 6 2. QUESTÕES 7 3. RESPOSTAS 7
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
Esse experimento foi realizado com o intuito de identificarmos a porcentagem de álcool que diferentes tipos de gasolina possuem.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
A gasolina é muito usada nos automóveis, por ter grande poder para produzir calor e por se misturar facilmente com o ar. Ela é um líquido inflamável e constituído principalmente por hidrocarbonetos. Além dos hidrocarbonetos, há também compostos de enxofre, nitrogenados e também metálicos, porém, todos em baixa concentração além de uma porcentagem de álcool usado para limpar o motor durante a reação química que ocorre neste quando a gasolina é queimada. Entre outros componentes. Segundo a CNP (Conselho Nacional de Petróleo) a gasolina pode ter de 18 a 20% de álcool e quando o teor deste passa dessa porcentagem significa que a gasolina foi aditivada, ou seja, a gasolina acaba sendo danificada e o carro também, pois ocorre dentro do motor processos químicos diferente do que realmente iria acontecer se a gasolina não tivesse sido adulterada.
PARTE EXPERIMENTAL
1. MATERIAIS
* 1 Pipeta Volumétrica * 4 Proveta graduada de 100mL * 1 Proveta graduada de 10mL * 15ml de água em temperatura ambiente * 15ml de gasolina
2. TÉCNICAS
1. Colocar em cada uma das três provetas de 100mL as três marcas de gasolina que serão estudadas; 2. Coloca na outra proveta de 100mL de água.
3. PROCEDIMENTO
1. Coloque 5ml de uma dos três tipos de gasolina na proveta pequena. 2. A