Recursos humanos x gestão de pessoas
2012
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO COMO ELEMENTO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL
Problema: A avaliação de desempenho pode ser uma estratégia de a empresa alcançar o sucesso? O que esta pessoa que avalia irá fazer com estas informações? Será possível ser prejudicado após esta avaliação?
Hipótese: Acredito que a Avaliação ainda não é muito bem utilizada dentro das empresas, muitas as utilizam para punir ou até mesmo demitir o funcionário, e na verdade o propósito da Avaliação de Desempenho não é esse, o intuito é conhecer o funcionário e consequentemente a empresa ao qual está inserido. Uma das finalidades também, é apontar quais são os erros que estão sendo cometidos para dar a chance do trabalhador “consertá- los”.
Com a globalização e o desenvolvimento da tecnologia, o forte impacto dessas
Transformações e o intenso movimento pela qualidade, produtividade e competitividade, surge uma eloquente constatação na maior parte das organizações. Wood Júnior (1995, p. 190) considera a mudança organizacional como “qualquer transformação de natureza estrutural, estratégica, cultural, tecnológica, humana ou qualquer outro componente capaz de gerar um impacto entre as partes ou conjunto das organizações”.
A empresa, neste ambiente turbulento, está sujeitos a rápidas transformações, previsíveis ou não, o que pode mudar os seus padrões de competitividade, exigindo mudanças na forma de gestão. Senge (2000, p.35) defende a idéia de que as organizações, para terem sucesso, devem aprender a lidar com inovações. Traz uma abordagem específica com relação à administração organizacional, em que conecta o imperativo da aprendizagem e da gestão de conhecimento com método específicos que permitam novas formas de pensar e interagir.
A busca do desenvolvimento conduz à constatação que, assim como as empresas dependem dos seus integrantes, a própria civilização depende das organizações para buscar e manter o bem-estar. Hall (1999, p.11) afirma