Resumo Recursos Humanos X Gestão de Pessoas
Sovienski, Fernanda; Stigar, Robson. Recusos Humanos X Gestão de Pessoas. Disponível em: http://proseg.co/media/7addfabb9962e99dffff8119ac1e1e75.pdf
No contexto atual a gestão de pessoas tende valorizar a mão de obra humana, ou seja, os profissionais que desenvolve as tarefas dentro da organização. As organizações buscam novas formas de gestão para alcançar os resultados e satisfazer as necessidades dos clientes.
As empresas trabalham para construir e manter um ambiente e clima de trabalho propício ao bem-estar, à motivação e à satisfação de todos os servidores. Algumas ações como promover a interação entre os demais setores, proporcionar situações para o resgate da auto-estima, investir no desenvolvimento profissional e pessoal, reconhecer com prêmios ou elogios quanto o colaborador merecer, são responsáveis pelos bons resultados.
Nas instituições de ensino a gestão deve voltar-se para a utilização e o desenvolvimento de recursos humanos, a colaboração da comunidade escolar e o grande fator de sucesso. A dedicação de todos os envolvidos faz com que o trabalho aconteça na medida de seu envolvimento emocional, político e ideológico com as propostas da organização. O trabalho deve ser dividido de forma em que cada um consiga desenvolve com maior eficaz. Para que haja sucesso na empresas os objetivos devem estar muito bem definidos. O gestor deve ser critico e sempre pensar nas situações futuras, planejando e organizando suas estratégias, deixando bem claro seus objetivos como metas a serem cumpridas. É necessário também ser flexível devido às grandes e rápidas mudanças que ocorrem no mundo e nas organizações.
Os gestores precisam lembrar-se de que os funcionários de uma organização são seres humanos que possuem inteligência, razão, emoção, sentimentos, que merecem ser valorizados e vistos como parceiros, co-responsáveis pela empresa, isso resultara em maior produtividade e desenvolvimento, fazendo com