recursos humanos x gestão de pessoas
1. Fernanda Sovienski 2. Robson Stigar Verdade:
“A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização”.
Não faz muito tempo que a área de Recursos Humanos deixou de ser apenas o setor mecanizado que cuidava de assuntos corriqueiros como pagamentos, faltas e férias entre outros, os trabalhadores eram tratados como simples mão-de-obra, sem ter vez nem voz dentro da organização, para tornar-se o coração da empresa sendo a mediação entre colaboradores e organização. Hoje em dia os Recursos Humanos trabalha as pessoas, de forma que elas venham produzir com qualidade e satisfação. Evidências:
“Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores”.
Se antes os trabalhadores eram tidos como empregados que só servia para empresa pela sua habilidade técnica, não tendo quase nenhuma oportunidade de crescimento profissional. Hoje ele é tido como colaborador, ou seja, quanto mais ele desenvolver suas habilidades intelectuais participando com novas sugestões e ideias, mais ele é valorizado dentro da organização. E quem antes era chefe tornou-se gestor, sendo ele o responsável não mais por mandar e sim por gerenciar todo o pessoal de forma que satisfaça não só a empresa como também os colaboradores, fazendo assim a ponte entre a empresa e os colaboradores que agora são treinados para ser autossuficientes realizando suas obrigações sem precisar que tenha sempre um chefe lhe mandando. Pois as organizações sabem que seu bem mais precioso são as pessoas que fazem parte de suas empresas. E os colaboradores estão mais comunicativo e participativo o que faz com que o ambiente de trabalho seja mais descontraído e o trabalho tenha maior desempenho.
Certeza:
Com tais evidências podemos afirmar que essa mudança de mecanicista para humanista foi de