Estudante
A função real da controladoria é selecionar e filtrar as informações oriundas dos diversos departamentos, que serão utilizadas para a tomada de decisão, garantindo a perfeita realização do processo decisão-informação-controle, acompanhando e controlando as atividades da empresa.
A controladoria é um órgão de staff dentro das empresas, com grandes responsabilidades, entre elas a de ajudar o executivo (ou CEO) na tomada de decisões estratégicas, cercando-o de todas as informações possíveis para que se tenha a decisão mais acertada de acordo com o cenário analisado.
As micro e pequenas empresas (MPEs) representam uma parcela importante na recente história de recuperação e estabilidade da nossa economia. No Brasil a maioria das MPEs encerra suas atividades com pouco mais de um ano de exercício social. No entanto, algumas conseguem prolongar seu ciclo de vida, desempenhando o seu papel no contexto econômico e social, como geradoras de empregos e produtos que representam a riqueza da comunidade e de uma nação.
No universo das MPEs o planejamento estratégico começa, ainda que com timidez, a ser realizado como processo contínuo de interação entre empresa e ambiente, fato justificado em parte pela complexidade, abrangência e qualificação exigidas dos empreendedores-gestores.
O planejamento estratégico incide na análise das oportunidades e ameaças(ambiente externo), e a identificação dos pontos fortes e fracos (ambiente interno) da organização, visando elaborar estratégias para assegurar o cumprimento da missão da empresa, bem como atingir a sua visão, ou seja, o que se calcula no longo prazo (SCHIMIDT,2002).
Contudo, a falta de preparo dos profissionais responsáveis pela gestão das MPEs é o principal entrave, fazendo com que as decisões não sejam tomadas de maneira formal. A gestão estrutura-se apenas nas bases das experiências e das observações, sem as devidas preocupações de curto prazo dos proprietários, comprometendo assim, o