RECURSOS HUMANOS - GESTÃO DE PESSOAS
Gestão do Conhecimento está associada à Gestão de Pessoas. De acordo com Ribeiro (2006), a gestão do Conhecimento tem se tornado alvo de interesse das organizações, que prometem investir mais recursos para essa área.
O gerir conhecimento vai muito além de montar e distribuir enormes bancos de dados, com documentos, ele tem como objetivo de apoiar o progresso do desenvolvimento da organização e envolve aprendizado, criatividade, intuição e conhecimento explicito. Para desenvolver esse tipo de gestão, depende do contato com experiências concretas, tentativas, acertos e erros, mudança de comportamento e entre outros.
(...) continua...
GESTÃO DO CONHECIMENTO E OS REFLEXOS NA GESTÃO DE PESSOAS
Após estudos, foi evidenciado que as organizações farão um investimento da área de gestão de conhecimento. A globalização e os avanços tecnológicos geram forte mudança nas organizações, exigindo um perfil de conhecimento mais profundo que acarretará no sucesso da empresa.
De acordo com a USP “Na prática, a gestão do conhecimento inclui a identificação e o mapeamento dos ativos intelectuais ligados a organização, a geração de novos conhecimentos para oferecer vantagens na competição pelo mercado e tornar acessível grandes quantidades de informações corporativas, compartilhando as melhores práticas e a tecnologia que torna possível isso tudo, as denominadas ferramentas para gestão do conhecimento.”
Para o Web site Serpro.gov.br, “A principal vantagem competitiva das empresas baseia-se no capital humano, ou ainda, no conhecimento tácito que seus funcionários possuem.” O conhecimento tácito está baseado na experiência (Site saocamilo-sp.br), e essa vantagem torna-se algo de valor imensurável, pois o conhecimento sendo ele individual ou coletivo, dificilmente pode ser copiado, imitado ou modificado, ele reside na mente das pessoas.
Uma das maneiras de se manter o