Recursos humanos e gestão de pessoas na organização
Leoni Sack de Lima
Fábio Anderlei Crestani
FEMA
RESUMO
O presente artigo tem por finalidade apresentar um diferencial entre os temas, recursos humanos e gestão de pessoas, tendo em vista sua importância no desenvolvimento organizacional e de pessoas. Para tanto adota-se como referencial teórico os seguintes temas: Recursos Humanos na Organização, Desenvolvimento de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas na Organização, Desenvolvimento da Gestão de Pessoas nas Empresas, Evolução no Ambiente Empresarial. Utiliza-se como metodologia a pesquisa bibliográfica. Por fim, o artigo demonstra a importância do setor de pessoal nas empresas e visa explanar algumas diferenças e evoluções que vem ocorrendo no meio empresarial, promovendo constante crescimento na valorização humana pelas empresas.
PALAVRAS CHAVE: Recursos Humanos. Gestão de Pessoas. Organização. Pessoas.
INTRODUÇÃO
Em plena era da informação as pessoas devem ser consideradas parceiras do negócio e não mais meros recursos empresariais. Quem trabalha no setor de Recursos Humanos participa dos desafios mais relevantes da organização e contribui para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais. Responsabilidade de lidar com pessoas nas organizações é de uma complexidade bem maior do que há poucos anos.
O objetivo principal do setor de Recursos Humanos é administrar as relações da organização com as pessoas. O mercado cada vez mais exigente, a alta competitividade, as concorrências e demais fatores internos e externos levam ao aprimoramento, por parte das empresas, do setor de pessoal na empresas.
Fleury e Fleury (1995) enfatizam que, uma organização voltada para o passado, passiva, autoritária, com relações de trabalho pautadas pela instabilidade, desqualificação, descomprometimento de seus membros, dificilmente conseguirá desenvolver uma cultura de aprendizagem.
Segundo Rhinesmith (1993) existem seis características pessoais