Banco de dados ibm db2
1 INTRODUÇÃO
Desde o começo de sua caminhada na Terra, o homem sempre procurou facilitar o acesso das novas tecnologias para o maior número de pessoas possíveis. Dessa forma a humanidade criou uma capacidade extraordinária de multiplicar a possibilidade de aperfeiçoamento dessas mesmas tecnologias.
Na informática essa tendência não foi diferente, e a idéia de bancos de dados foi um grande passo para resolver e agilizar o processo de armazenamento de dados e registros nos mais variados ramos de atividade da sociedade moderna.
A grande empresa norte-americana IBM, foi a pioneira de pesquisa e desenvolvimento em quase todos os ramos da informática, inclusive no ramo de banco de dados. A empresa criou uma linguagem que por muito tempo foi padrão na criação de banco de dados e serviu de base para o desenvolvimento e evolução de uma enorme gama de softwares de armazenagem e gerenciamento de dados.
O DB2, banco de dados da IBM, se tornou carro chefe da empresa e um dos grandes produtos do mercado da informática.
2 BANCOS DE DADOS
2.1 DAS PAREDES DAS CAVERNAS ATÉ O PAPEL
Antes mesmo da invenção da escrita o homem já registrava nas paredes das cavernas os acontecimentos que lhe interessavam e tinham uma grande relevância para si mesmo naquela época: Grandes caçadas, acontecimentos naturais, visões de Deuses entre outros.
Com o passar dos milhares de anos e a evolução da linguagem e da escrita, o ser humano pôde desenvolver as artes e as ciências, e para todas essas informações e conhecimentos não ficarem perdidos na memória e na história, elas tinham de ser registradas de alguma forma em algum lugar. Se na pré-história nossos antecedentes faziam esses registros nas cavernas, as civilizações precedentes foram descobrindo novas formas e materiais para guardar os dados e informações: As tábuas de barro cozido, os papiros, o papel e recentemente o computador.
Mas em dado momento essas informações além de registradas, para se