Ibm db2
UNIDADE DE CURSO PROFISSIONALIZANTES
ADELSON
ADRIANA SALES
CARLA
JEAN
LUCIANE
BANCO DE DADOS: IBM DB2
BRUMADINHO
MAIO 2013 INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS
UNIDADE DE CURSO PROFISSIONALIZANTES
ADELSON
ADRIANA SALES
CARLA
JEAN
LUCIANE
Trabalho apresentado como requisito final, do curso técnico de informática, da turma 1, na disciplina de
Banco de Dados da professora Maíra.
BRUMADINHO
MAIO 2013
Introdução
A ideia de bancos de dados foi um grande passo para resolver e agilizar o processo de armazenamento de dados e registros nos mais variados ramos de atividade da sociedade moderna.
A grande empresa norte-americana IBM, foi a pioneira de pesquisa e desenvolvimento em quase todos os ramos da informática, inclusive no ramo de banco de dados. A empresa criou uma linguagem que por muito tempo foi padrão na criação de banco de dados e serviu de base para o desenvolvimento e evolução de uma enorme gama de softwares de armazenagem e gerenciamento de dados.
O DB2, banco de dados da IBM, se tornou carro chefe da empresa e um dos grandes produtos do mercado da informática.
IBM DB2
O DB2 é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacionais (SGDBR) produzido pela IBM. Existem diferentes versões do DB2 que rodam desde num simples PDA|computador de mão, até em potentes mainframes e funcionam em servidores baseados em sistemas Unix, Windows, ou Linux. O nome DB2 foi dado para o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados que a IBM lançou em 1983 baseado em SQL/DS para seu mainframe. A principio o produto foi chamado System R que fora iniciado em 1978. O projeto DB2 começou no inicio dos anos 70 quando Edgar Frank Codd, trabalhando para IBM descreveu a teoria dos Banco de dados Relacionais e publicou sua teoria em Junho de 1970. Para aplicar o modelo, Codd criou uma linguagem de banco de dados relacionais