Banco de dados db2
O DB2 é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacionais (SGDB) produzido pela IBM. Existem diferentes versões do DB2 que rodam desde num simples PDA computador de mão, até em potentes mainframes e funcionam em servidores baseados em sistemas Unix, Windows, ou Linux.
HISTÓRICO
O nome DB2 foi dado para o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados que a IBM lançou em 1983 baseado em SQL/DS para seu MAINFRAME. A principio o produto foi chamado SYSTEM R que fora iniciado em 1978. O projeto DB2 começou no inicio dos anos 70 quando Edgar Frank Codd , trabalhando para IBM descreveu a teoria dos Bancos de Dados Relacionais e publicou sua teoria em Junho de 1970. Para aplicar o modelo, Codd criou uma linguagem de banco de dados relacionais que a chamou de Alpha. Entretanto, a IBM não acreditava no potencial das suas idéias, deixando-o fora da supervisão do grupo de programadores, que violaram diversas idéias fundamentais do modelo relacional de Codd. O resultado foi a linguagem SEQUEL, que depois foi mudado para seu acrônimo SQL porque SEQUEL já era uma marca registrada.
Por muitos anos, DB2 foi feito exclusivamente para rodar nos mainframes da IBM. Posteriormente a IBM introduziu o DB2 para outras plataformas de servidores, incluindo o UNIX e o Windows, para então colocar no Linux e PDA's. Esse processo foi feito na década 90. A inspiração para os detalhes de implementação do DB2 vieram da linguagem DL/I da IBM e do Sistema de Gerenciamento de Informações também dessa empresa. As novas versões já são avaliadas para OS/2 e é chamada DB2/2.
Na metade do ano de 2006, a IBM anunciou o “Viper”, o codinome do DB2 9 para computação distribuídas e para DB2 9 no z/OS. A empresa diz que o novo DB2 será o primeiro banco de dados relacional que armazena o XML nativo. Outros recursos incluem o desenvolvimento baseado em OLTP para computação distribuídas, o desenvolvimento baseado em Bussiness Intelligence e Data WareHousing para z\OS, mais recursos de