Recusos humanos
Jacqueline Rodrigues, Lais Burian, Thiago Granatelli
Qual é o papel dos recursos humanos nas organizações.
Recursos humanos
São Paulo
2013
Faculdade Flamingo
Jacqueline Rodrigues, Lais Burian, Thiago Granatelli
Qual é o papel dos recursos humanos nas organizações.
Trabalho apresentado a disciplina de fundamentos de gestão, do curso de recursos humanos,
Ministrado pelo Professor: Edil Bispo Filho
São Paulo
2013
Introdução
Os principais conceitos do recursos humanos
A gestão de recursos humanos diz respeito “a todas as decisões de gestão que afetam a relação entre a organização e os empregados”
Do ponto de vista conceptual, a designação “gestão de recursos humanos”, que descende do conceito de gestão de pessoal, antes dominante na literatura, está longe de apresentar um campo estabilizado de conhecimentos.
Na gestão de recursos humanos, encontramos conceitualizações psicológicas, sociológicas, económicas, jurídicas e até oriundas da ciência política, que lhe conferem um carácter eclético, não dispondo, deste modo, de uma base de conhecimentos fortemente integrada e consistente. Todavia, este ecletismo não enfraquece a sua posição atual onde todos, em geral, reconhecem, à gestão de recursos humanos, um papel estratégico.
A gestão de recursos humanos evoluiu, em certa medida, ao longo do século XX em articulação estreita com a teoria e o comportamento organizacionais, partilhando os pontos altos e baixos da evolução desta ciência dedicada ao estudo das organizações
Desta articulação, as pessoas que trabalham nas organizações têm sido encaradas de diversas e opostas maneiras, passando a ser cidadãos, parceiros ativos, elevados a fator estratégico.
As atividades de gestão de recursos humanos (GRH) possuem um impacto muito significativo no desempenho e na realização (performance) individual e, por conseguinte, na produtividade e na realização global de qualquer organização. A sua capacidade de