Recursos Humanos E Gestao De Pessoas
Os recursos humanos e quando as pessoas eram vistas nas empresas e nas organizações como mão-de-obra. Considerar pessoas como recursos deve ser revisto, uma vez que o indivíduo dispõe de uma autonomia relativa em suas dimensões biológicas, psicológicas e sociais.
Os recursos humanos trabalham de forma formal e mecanicista, onde o empregado tinha que apenas obedecer às ordens do chefe, tinha que executar tarefas, o controle era majoritário, autoritário, antidemocrático e totalmente centralizado.
No começo dos recursos humanos cuidavam basicamente das obrigações legais da relação de trabalho, faziam às admissões, anotações em carteiras de trabalho, apuravam frequência, aplicavam advertências, elaborava a folha de pagamento, os cálculos de rescisão de contrato, etc. A base do trabalho era operacional e burocrática sob o conceito de “mão-de-obra”, com o passar do tempo houve uma mudança surgindo os departamentos de recursos humanos, tratando as pessoas como uma extensão dos demais recursos organizacionais, ou seja, igualando-as em importância aos recursos financeiros, recursos materiais, recursos físicos, etc. A partir daí, surgem às especializações da atividade de RH como recrutamento, seleção, treinamento, cargos e salários, etc. O antigo departamento de pessoal transforma-se em gerência de RH com subdivisões na sua estrutura, com a especialização do conhecimento dos assuntos e continuando com a centralização do processo decisório sobre as pessoas.
De acordo com o dicionário Aurélio, as definições das palavras a seguir são:
RECURSO – é um expediente, um meio para resolver um problema.
HUMANOS – pertencente ou relativo aos homens.
Gestão de Pessoas
A gestão de pessoas é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento das pessoas. Seu objetivo é conciliar e aproveitar as competências de cada colaborador, isto é, o conjunto de conhecimentos, habilidades e aptidões, para atingir os objetivos da instituição.
As