Recursos Didáticos
Efetivamente com os avanços tecnológicos ao nível da comunicação, a sociedade encontra-se cada vez mais informatizada e nesse sentido a formação, como meio de transmissões de conhecimentos, deve adequar as suas estratégias e metodologias de ensino a este contexto.
Os recursos didáticos não são nada mais do que aparelhos e/ou documentos que facilitam a aprendizagem através da estimulação dos sentidos. Estes visam a transmissão da informação, por meio de documentos escritos, sonoros e/ou visuais, de uma forma eficaz, objectiva e concreta.
A utilização destes recursos, não são só incentivadores e importantes como sistematizam o processo de ensino-aprendizagem, permitindo uma mais agradável e melhor compreensão global dos conteúdos programáticos por parte dos formandos.
O formador, por sua vez, com este apoio também tem a sua atividade facilitada pois consegue criar um maior impacto na transmissão de conteúdos, estabelecendo uma interação mais forte com os formandos onde os estes participam duma forma ativa facilitando-lhes a compreensão e consequente retenção na memoria dos temas apresentados. Com esta melhor análise e interpretação dos conteúdos a troca de ideias também é maior, fortalecendo deste modo o espírito critico dos formandos.
As técnicas pedagógicas são importantes como meio para criar ambientes pedagógicos adequados às necessidades de aprendizagem e as diferentes fases por que passa o grupo. Comente.
As técnicas pedagógicas são, de facto, conjuntos de procedimentos e actuações a concretizar pelo formador, segundo uma determinada ordem, de maneira a rentailizar os recursos disponíveis, para o cumprimento de um determinado fim.
As técnicas pedagógicas são importantes como meios para criar ambientes pedagógicos adequados às necessidades de aprendizagem e às diferentes fases por que passa um grupo. Dependendo do método escolhido pelo formador para esse processo, é possível