Recurso Hídrico
ENTRE RIOS – DESENVOLVIMENTO E RECURSOS
HÍDRICOS
NOME: ANNA BEATRICE CARVALHO, N°05 | 1° MÉDIO A
PROF: FELIPE | HISTÓRIA.
2015
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, abordaremos sobre as questões de desenvolvimento e recursos naturais, mais especificamente a água. Esse recurso natural teve uma grande importância principalmente na época da Mesopotâmia pois o rio Nilo proporcionava água para o consumo, pesca e agricultura. Nos dias atuais percebemos a falta de consciência diante desse presente hídrico. Gastos excessivos e poluição.
Os Recursos Naturais estão totalmente ligados ao desenvolvimento das cidades.
Há muitos anos atrás, esses recursos eram utilizados para sobrevivência e
“ganha pão” principalmente na região da Mesopotâmia, tendo uma grande importância na agricultura. Importante salientar que com a chegada dos portugueses ao Brasil, eles acabavam se instalando em lugares próximos de rios e mares facilitando o comércio e a navegação.
Hoje em dia podemos perceber que os percursos hídricos estão sendo modificados para dar lugares as ruas, edifícios, estradas, moradias, etc. E aos poucos estão perdendo aquela importância que se tinha para as civilizações humanas. O desenvolvimento urbano pode também produzir obstruções ao escoamento como aterros e pontes, drenagens inadequadas e obstruções ao escoamento junto a condutos e assoreamentos acarretando inundações. Estas enchentes ocorrem, principalmente, pelo processo natural no qual o rio ocupa o seu leito maior, de acordo com os eventos chuvosos extremos.
São Paulo é um dos grandes estados que está sofrendo com a questão da crise de água por vários fatores: falta de conscientização, falta de investimento para a ampliação do sistema Cantareira com a criação de reservatórios além de rios poluídos. É necessário ter uma maior conscientização e educação ambiental, pois, a água é um recurso de extrema importância para proliferação humana.
ÁGUA FONTE DE VIDA
70%
DO
PLANETA BRASIL
CONSTITUÍDO DE ÁGUA
POSSUI