TRABALHO DE AET WORD FINAL
Prof. Ana Maria
Assunto:
Ferramentas de Avaliação Ergonômica:
Método Owas:
Método Rula:
Integrantes do grupo:
Helder José Barral
Helizângela Ferrari Diniz
Odilon Manjerona
Victor Hugo Miyashiro Alves
AET-Análise Ergonômica do Trabalho
O desenvolvimento de um bom trabalho depende diretamente de um conjunto harmonioso composto pelo trabalhador, equipamentos e locais adequados para realização de tarefas. Estes fatores integrados irão determinar um melhor desempenho das atividades, bem como, uma melhor utilização dos recursos disponíveis .Assim, através da Análise Ergonômica do Trabalho é possível, não somente categorizar as atividades dos trabalhadores, como também estabelecer a narração dessas atividades permitindo, consequentemente, modificar o trabalho ao modificar a tarefa buscando a adaptação do trabalho ao homem.
METODO OWAS:
O Owas é uma ferramenta de aplicação rápida e fácil. Este método é eficaz no monitoramento das atividades, pois mostra as áreas anatômicas mais comprometidas e além das atividades mais prejudiciais.
Essa ferramenta foi criada pela OVAKO OU, uma indústria finlandesa especializada na fabricação de produtos de aço em parceria com o Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional, na Finlândia. Os autores Osmo Karhu, Pekka Kansi e Likka Kuorinka o publicaram em 1977. Através das análises fotográficas das principais posturas vivenciadas na indústria onde trabalhavam, os autores chegaram a 72 posturas típicas, que resultaram de diferentes combinações das posturas das costas (4 posições), braços (3 posições) e pernas (7 posições).
A seguir, foram feitas mais de 36.340 observações em 52 tarefas típicas da indústria, para se testar o método. Diferentes analistas treinados, observando o mesmo trabalho, fizeram registros com 93% de concordância, em média.
No método OWAS, a atividade pode ser subdividida em várias fases e, posteriormente, categorizada para a análise das posturas no trabalho.