Recrutamento e seleção
Comunicação vem do latim “communis” que significa comum. Quando nos comunicamos tentamos estabelecer um “ponto comum” com alguém, isto é, tentamos trocar informações, ideias ou atitudes.
Comunicação é a transmissão de conhecimentos, técnicas, informações, opiniões, ordens de instruções, visando a compreensão, a fixação e as aceitação dos mesmos por parte do comunicado.
Na comunicação temos a pessoa que transmite uma informação, o codificador; temos a informação transmitida, que é a mensagem passada por meio de um sistema de valor comum e preestabelecido, que corresponde ao código, e por sua vez é realizado através de canais (rádio, televisão, jornal, etc.); e por último quem recebe e entende a mensagem é o decodificador ou receptor. Este processo é contínuo.
Emissor Mensagem Receptor Codifica Signo Decodificador Para uma boa comunicação é necessário que haja um repertório comum, entre quem fala e quem houve, porém as palavras iguais podem significar coisas diferentes para as duas partes e também adquirem sentidos diferentes no contexto, de acordo como modo e momento em que são proferidas. Toda atividade humana implica numa linguagem. O homem que consegue expressar com palavras seus sentimentos tem maior possibilidade de equilíbrio emocional e de estabelecer contatos com outros membros da sociedade.
O desenvolvimento da linguagem está condicionado ás solicitações do meio, quanto mais fortes, mais acentuado será esse desenvolvimento, que se realiza pela imitação e pelas necessidades de comunicação
A linguagem significativa acontece quando a pessoa percebe e compreende o que foi dito.
1.2 Funções da