Recrutamento e seleção
Beatriz Candido Suhett
1º semestre de Gestão de RH
Prof. Rogério
Sumário
Conceito...........................3 e 4
Objeto....................................4
Vantagens..............................4
Desvantagens.........................5
Fluxograma.............................6
Conclusão...............................7
Conceito
A competência é a condição essencial para a competitividade e sobrevivência das empresas. Saber escolher profissionais adequados ajuda nas etapas e no distanciamento dos concorrentes.
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que atrai candidatos potencializados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. O Recrutamento, ocorre conforme as necessidades presentes e futuras dos recursos humanos da organização, requer um planejamento cuidadoso.
As fontes de recrutamento podem ser internas ou externas da empresa. Como por exemplo: indicações de funcionário, colaboradores, redes sociais, sites de empregos, anúncios, escolas e Universidades, caçadores de talentos, consultorias na área de Recursos Humanos, etc.
As ferramentas são várias e a cada dia criam-se novas, elas ajudam a medir as informações dos candidatos. Existem os testes informatizados e a triagem genética pouco utilizada; o uso de formulários; as entrevistas (tem sido a mais eficaz e usada); provas de conhecimentos sobre determinados assuntos (oral, escrita ou prática) ajudam a mensurar o grau de conhecimento profissional ou técnico; já os testes psicológicos mensuram a característica própria de cada individuo sendo eles de personalidade e de aptidão; o de grafia avalia os traços da personalidade; a dinâmica em grupo permite que o aplicador consiga detectar a interação do individuo com outras pessoas podendo fazer uma analise comportamental em relação ao cargo a ser ocupado.
O processo de seleção a empresa escolhe e é escolhida. Conforme alguns levantamentos feitos através de pesquisas mostram