Escassez significa o mesmo que pobreza? justifique sua resposta
QUESTÃO 1. (0,1875) . TEMA 1
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
RESPOSTA: Não. Escassez é a falta de oferta de um produto no mercado; pobreza a falta de recursos para adquiri-lo.
QUESTÃO 2. (0,1875) . TEMA 2
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise. Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise?
RESPOSTA: O Estado deveria intervir na economia do país com o objetivo de conduzir o pleno emprego.O pensamento keynesiano se opunha ao Estado Mínimo (de intervenção mínima - o liberalismo econômico) e apregoava o Estado Grande (gastador), com a função de organizar a desordem econômica e amenizar as perdas por meio da elevação dos gastos públicos.
O Estado, para Keynes, deveria empenhar-se para garantir a qualidade de vida de sua população, por meio de um eficaz controle das contas internas e externas. Keynes considerava que o Estado deveria atuar sobre as expectativas com o objetivo principal de evitar súbitas flutuações da eficiência marginal do capital, favorecendo e estimulando os investimentos.
QUESTÃO 3.(0,1875) . TEMA 3
O governo intervém na formação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
RESPOSTA: É a imposição de um encargo financeiro ou outro tributo sobre o contribuinte (pessoa física ou jurídica) por um