Sociologia geral
1- Ecassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta. Não. Escassez é a natureza limitada dos recursos da sociedade, enquanto pobreza é a conseqüência da distribuição desigual, desses recursos pela falta de disponibilidade de adquiri-los.
2- O que o Estado deveria fazer segundo Keynes para se evitar uma crise.
R: Na visão de Keynes é necessário mostrar que numa economia em recessão, não existem forças de auto-ajustamento, por isso se torna a intervenção do Estado por meio de uma politica de gastos políticos. Tal posicionamento teórico significa o fim da crença no llaissez-faire como regulador dos fluxos real e monetários da economia e é chamado principio da demanda efetiva. Os argumentos de Keynes influenciaram muito a politica econômica dos países capitalistas, de modo geral essas politicas apresentaram resultados positivos nos anos que se seguram a Segunda Guerra Mundial. Nesse período houve desenvolvimento expressivo da teoria econômica, por um lado a formalizar a inda mais a ciência econômica.
3- Quais as estruturas do mercado de fatores de produção? Como elas se caracterizam? R: São: mão–de-obra, capital, terra e tecnologia, também apresenta diferentes estruturas, como mercado de fatores depende de demanda de insumos pelos setores prodetores de bens e sérvios, ou seja, deriva do mercado do produto, a demanda por esses fatores é chamado de demanda derivado. Ela se caracteriza com a concorrência perfeita no mercado de fatores, monopólio no mercado de fatores, oligopólio no mercado de fatores, monopsônio (monopólio na compra de insumos), oligopsônio (oligopólio na compra de insumo), monopólio bilateral. 4- Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da macroeconomia e da microeconomia. R: A macroeconomia por sua vez, estuda as atividades econômicas globais de uma sociedade, estudando o comportamento agregado dos agentes econômicos, analisando os fatores