Treinamento da cipa - aids
Qual a importância desse tema (HIV/aids) no mundo do trabalho?
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na portaria n° 3.195 de 10 de agosto de 1988 diz no seu Art. 1°: Fica instituída em âmbito nacional a CAMPANHA INTERNA DE PREVENÇÃO DA AIDS – “CIPAS”, com a finalidade de divulgar conhecimentos e estimular no interior das empresas e em todos os locais de trabalho a adoção das medidas preventivas contra a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida por AIDS/SIDA.
Por que essa determinação do MTE?
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) observou que o HIV/aids tem um sério impacto na sociedade e nas economias; no mundo do trabalho, tanto em setores formais como informais; nos trabalhadores, suas famílias e dependentes; nas organizações de empregadores e de trabalhadores e nas empresas públicas e privadas, além de comprometer a realização de um trabalho digno e o desenvolvimento sustentável, devido a discriminação, a estigmatização e a ameaça de perda de emprego sofridas por pessoas afetadas pelo HIV/aids. Só para se ter uma idéia, hoje, estima-se que aproximadamente 600 mil pessoas vivem com HIV e aids no Brasil. A maior parte da população infectada pelo HIV está em idade laboral, por isso a importância de se debater este tema, que nada mais é a aplicação da Recomendação de n 200 da OIT.
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, responsável pela aids.
AIDS é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada. Na Biologia – O HIV é um retrovírus, classificado na família Lentvirus (Lent- vem do latim lento), indicando que entre a infecção e a manifestação, podem decorrer vários anos.
O HIV é o causador da aids, é ela que