SOCIOLOGIA GERAL
RESPOSTAS
01 – Do ponto de vista de forma, a ciência se expressa como um sistema de conceitos, proposições e teorias. Como um sistema e não um mero conjunto de idéias, os conceitos proposições e teorias que fazem uma ciência são interdependentes e logicamente articulados. Ela persegue sempre o ideal de um corpo de idéias logicamente harmonizadas entre si. Seu objetivo tem como principal explicar a realidades com base na observação sistemática dos fatos. Na medida em que as explicações são merecedoras, elas podem e tendem a se transformarem da realidade.
02 – Ao contrário das explicações filosóficas das relações sociais, as explicações da Sociologia não partem simplesmente da especulação de gabinete, baseada, quando muito, na observação casual de alguns fatos. A ética social, que é uma divisão da filosofia social, estabelece o que é bom e o que é mau para a sociedade e para o homem, enquanto a Sociologia, por seu turno, não emite juízos de valor.
03 – Sem a dedução não é possível a critica do conhecimento estabelecido nem a formulação de novas idéias não estritamente derivadas da observação, necessárias ao progresso do conhecimento cientifico.
04 – Na lógica formal contemporânea, indução incompleta caracterizada essencialmente pelo caráter provável da conclusão à qual, não obstante, admite graus rigorosamente determinados de probabilidade mediante os procedimentos metódicos (estatísticos) utilizados. A indução é o método predominante, mas não exclusivo da sociologia.
05 – Ao defronta-se com a realidade, o cientista não se encontrados “desarmados” de conceitos, percebendo os fatos em sua absoluta pureza. Não parece existir uma percepção pura dos fatos em sua absoluta pureza. Consciente deste processo, o cientista deve, no entanto, procurar evitar, com os métodos e as técnicas à sua disposição, que as suas idéias superem a evidência dos fatos. Do contrario, não estará fazendo ciência. A importância da teoria para a