GESTAO DE PESSOAS S 6
Resumo: O objetivo desta pesquisa é demonstrar as grandes variedades de técnicas, que os profissionais que atuam na área de gestão de pessoas podem aplicar para se conseguir uma boa organização, e controle das pessoas nas empresas. Mostrando a grande importância que vem se tornando nos dias de hoje a utilização dessas ferramentas para as empresas em geral. E as vantagens de se trabalhar com vários conceitos de Recursos Humanos, para que assim possa transformar as pessoas que estão inseridas nas empresas, em grandes profissionais realizados e satisfeitos com o que faz.
1. Recursos Humanos (R.H) Antigamente, os chamavam de Relações Industriais (RI) e durante décadas representou a maneira impositiva e coercitiva pela qual as organizações tratavam os seus funcionários. Depois, recebeu a denominação de Recursos Humanos (RH) e teve enorme popularidade no mundo todo ao trazer uma nova postura, mais aberta e dinâmica, em relação aos funcionários, considerados como o mais importante recurso organizacional. Agora, passou a ser chamada de Gestão de Pessoas (GP). Mas atende também pelo nome de Gestão de Talentos, Capital Humano ou Capital Intelectual. As denominações variam, mas o endereço é único: lidar com as pessoas tornou-se hoje uma atividade completamente diferente do que se fazia há poucos anos. Uma função estratégica demais para ficar centralizada e monopolizada nas mãos de poucos especialistas que atuam simplesmente na esfera táctica ou operacional. Administrar as pessoas consideradas agora parceiras do negócio, e não meros recursos empresariais, passou a ser o mais importante desafio interno das empresas em plena Era da Informação.
Numa época em que a globalização, a competição, o forte impacto da tecnologia e as céleres mudanças se tornaram os maiores desafios externos, a vantagem competitiva das empresas está na maneira de utilizar o conhecimento das pessoas e colocá-lo rápida e eficazmente