Fundamenta O Te Rica
A fundamentação teórica confere ao texto acadêmico-científico exatamente este aspecto, o "cientificismo". Consiste em escrever sobre os assuntos interligados ao tema escolhido, com base nos autores selecionados.
É uma etapa fundamental para a execução da pesquisa, pois consiste na revisão de textos, artigos, livros enfim todo material que será utilizado no trabalho. É o momento de ler, selecionar, interpretar e discutir o material da pesquisa. São os principais conceitos teóricos necessários ao desenvolvimento de um trabalho, é o suporte teórico para os estudos, análise e reflexões, sobre os dados e/ou informações coletadas. A fundamentação teórica não deve se constituir em um "resumo" de obras lidas, mas sim, em uma apresentação das ideias presentes nas obras estudadas, mostrando a relação que possuem com o tema pesquisado. Por meio dela, formulam-se os conceitos envolvidos.
ESTUDO DE CASO – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
São tipos de pesquisa qualitativa. É uma categoria de pesquisa no qual o objeto é uma unidade que se analisa profundamente. Pode ser caracterizado como um estudo de uma entidade bem definida, como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa ou uma unidade social. Visa conhecer o seu “como” e os seus “porquês”, evidenciando a sua unidade e identidade própria. É uma investigação que se assume como particularística, debruçando-se sobre uma situação específica, procurando descobrir o que há nela de mais essencial e característico. É um tipo de pesquisa que tem sempre um forte cunho descritivo, “O pesquisador não pretende intervir sobre a situação, mas dá-la a conhecer tal como ela lhe surge.”
Como identificar
A parte destinada à fundamentação teórica é o instante em que se alicerça a pesquisa como um todo, bem como as demais etapas em será desdobradas; ela é identificada por avaliar seu caráter investigativo-científico. A fundamentação teórica consiste em embasar por meio das ideias de outros autores aspectos