aula 1 de economia
R: É um ramo das ciências sociais. Estuda as relações humanas no que diz respeito a obtenção de ganhos matérias através da produção, comercialização e financiamento de bens e serviços.
2. Cite alguns exemplos de escassez em âmbito nacional nos dias de hoje no
Brasil e no mundo.
R: A avaliação que hoje se faz da segurança da água é fortemente influenciada pelos conceitos associados à sua escassez. As faltas de água são genericamente encaradas como aspecto determinante para se avaliar o grau de insegurança do acesso à água. O receio de que o mundo esteja «a ficar sem água» surge com cada vez maior frequência. Mas encararmos o problema da insegurança da água só em função da sua escassez é uma visão simultaneamente distorcida e redutora do problema. Distorcida porque grande parte daquilo que é interpretado como escassez não passa de uma consequência da má gestão dos recursos hídricos por parte do poder político.
E limitativa porque as reservas físicas de recursos hídricos são apenas uma das vertentes do problema da insegurança da água
.
3. Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
R:
Não. A escassez é a falta de oferta de um produto no mercado. Pobreza é a falta de recursos para adquiri-lo.
4. Por que a economia é considerada uma ciência social?
R:
É considerada porque a ciência social estuda a organização e o funcionamentos da sociedades, assim, pode-se dizer que a ciências econômicas ocupa-se o comportamentos humano, e estuda como as pessoas e as organizações se empenham na produção, com troca de bens e consumos e serviços.