Recrutamento e seleção
Constitui o ínicio de entrada de pessoas na empresa, tem como responsabilidade buscar no mercado e pelo engajamento de novos colaborades. Como se trata de subsistema periférico voltado ao ambiente externo, lhe impõe divisão por três tópicos: o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção. A organização é um sistema aberto, que por sua vez ingressam vários tipos de recursos, de um modo mais claro, mantém constante interação com o ambiente externo agilizando trocas de recursos e informações que produz resultados.
O ambiente organizacional
Toda organização trabalha em um espaço que opera junto com outras organizações que "brigam" entre si em função de entradas e saídas, um ambiente organizacional onde recebe informações e os dados necessários para suas escolhas: os insumos as suas operações, entrada de recursos financeiros, entrada de talentos humanos, resultados provenientes e específicos da aplicação de recursos financeiros e mercadológicos e não menos certa quantidade de pessoas que se desligam da ornanização por inumeros motivos.
Entretanto, no ambiente organizacional que nos interessa são o mercado de recursos humanos (candidatos) e o mercado de trabalho (outras organizações), porém o termo mercado gera uma grande variedades de significados:
O lugar onde se operava trocas de mercadoridas, um espaço real na qual os vendedores comercializavam seus negócios com os compradores;
O espaço econômico onde se realizava trocas de bens e de serviços;
Área geográfica/territorial onde forças de oferta e procura convergem para estabelecer preço comum.
De um modo mais resumido o mercado apresenta três aspectos importantes: uma dimensão de espaço, uma dimensão de tempo e de época e uma dimensão de oferta e procura. O mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos são distintos, porém estreitamente entrelaçados e inter-relacionados qualquer mudança em um deles provocará mudanças no