Recrutamento e Seleção
O recrutamento refere-se ao processo que decorre entre a decisão de preencher um cargo vago e o apuramento dos candidatos que preenchem o perfil da função e reúnem condições para ingressar na empresa. Assim o recrutamento torna-se uma das principais ferramentas em que o gestor consegue verificar se um candidato tem ou não o perfil necessário para preencher uma vaga de trabalho na empresa e consequentemente consegue sucesso à empresa bem como economia com abstinência e rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados com as pessoas mais eficientes e comprometidas com os ideais da organização.
O recrutamento também pode ser definido como o processo de gerar um conjunto de candidatos para um cargo específico. Ele deve anunciar a disponibilidade do cargo no mercado e atrair candidatos qualificados para disputá-lo. O mercado no qual a organização tentar buscar os candidatos pode ser interno, externo ou uma combinação de ambos. Em outras palavras, a organização deve buscar candidatos dentro da organização, fora da organização ou em ambos.
Fontes de recrutamento:
Interno:
Transferência;
Promoção;
Reconversão;
Externo:
Recrutamento acadêmico;
Centro de Emprego;
HeadHunter;
Anúncio;
Arquivos de “Curriculum Vitae”;
Recrutamento Interno: Consiste nas práticas empregadas à divulgação de vagas em aberto dentro das empresas ou organizações, focando o mercado de mão de obra interno, com o intuito de recrutar colaboradores de outros departamentos que tenham interesse em mudar de área a título de promoção, interesse profissional ou semelhante. Este tipo de recrutamento é realizado sempre que há um determinado lugar vago na empresa e esta procura preenchê-lo com pessoal já pertencente ao seu quadro funcional. Segue abaixo as principais vantagens e desvantagens do recrutamento interno:
1. Vantagens:
Motivação e valorização dos empregados: o recrutamento interno como processo justo e claro a todos os funcionários estimula o