Recrutamento e Seleção
Todo sistema requer continuamente determinadas entradas ou insumos extraídos de seu ambiente externo para poder operar, produzir e alcançar seus objetivos. Como sistemas abertos, as organizações interagem com seus ambientes no sentido de localizar e obter entradas e insumos na forma de materiais, créditos, energia, informações e, principalmente, talentos a fim de garantir um suprimento adequado de recursos e competências necessárias à sua competitividade e sustentabilidade. Neste aspecto, o subsistema de provisão de recursos humanos funciona como a porta de entrada dos talentos que trazem a vida, inteligência, motivação e competências para a organização. Mas essa porta de entrada precisa filtrar e deixar entrar apenas os candidatos que realmente tragam recursos e competências desejados pela organização.
O subsistema de provisão de RH constitui o primeiro dos subsistemas de RH. Constitui a porta de entrada das pessoas na organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários. Três tópicos principais serão abordados: o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas. Como se trata de um subsistema periférico e com ampla interface com o ambiente externo, torna-se necessário começar pelo ambiente organizacional para conhecer suas oportunidades e restrições.
De acordo com a abordagem sistêmica, focalizaremos a organização como um sistema aberto, dentro do qual ingressam vários tipos de recursos ( materiais, financeiros, humanos etc.) e do qual saem produtos ou saídas ( produtos, serviços ou informações). Em outros termos, o sistema aberto mantém contínua e constante interação com o ambiente externo, efetuando trocas: as entradas de recursos e informações ingressam no sistema que produz resultados, saídas, produtos, serviços ou informações. Esse enfoque, entrada – processamento – saída do sistema, tem sido utilizado por muitos autores com medida do rendimento do sistema,