RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
A busca por profissionais qualificados é um desafio constante em meio às organizações, dependendo dos cargos oferecidos, não se encontram pessoas aptas para preenchê-los. São duas as fontes de Recrutamento: a interna e a externa. Por meio da interna, os candidatos são recrutados na própria empresa, já o externo, os candidatos são recrutados no mercado de trabalho. Atualmente as empresas utilizam um terceiro processo de recrutamento que é o misto, feito através da junção dos dois processos, cada um com as suas vantagens e desvantagens. A importância do setor de Recrutamento e Seleção disponibiliza aos interessados, administradores, profissionais da área e principalmente gestores de RH, as diversas maneiras de recrutar e selecionar. Há necessidade de se analisar o cargo, preparar o candidato para entrevista, verificar quais testes identificarão os aspectos desejados. Nos processos de Recrutamento e Seleção deve haver por parte do entrevistador, conhecimento da vaga, requisitos básicos definidos, além de total conhecimento sobre a cultura da organização. Para a vaga ser preenchida necessita-se da calma e paciência por parte dos solicitantes, para que uma boa contratação seja feita e alcance o resultado esperado. O setor de Recrutamento e Seleção é de extrema importância e possui grande responsabilidade dentro da organização, pois é setor que tem o primeiro contato com o futuro colaborador.
Se no processo de Recrutamento e Seleção a escolha do candidato for inadequada ou não capacitada para o cargo, isso pode refletir de maneira negativa nos custos e nos resultados da organização. Por isso, este estudo tem como intuito estudar as práticas de Recrutamento e Seleção na Trade RH & Consultoria.
O Recrutamento e Seleção de Pessoal é um instrumento de extrema importância para uma organização. Quando bem administrado, este processo traz benefícios tanto para o empregador quanto para o candidato a ser admitido.
É necessário ter um processo de