Recrutamento e Seleção
No mercado em que vivemos uma empresa depende mais do que nunca da produtividade de funcionários com alta capacidade intelectual. Assim como um time, o talento individual juntamente com um trabalho em equipe que determina o destino, o sucesso. As empresas buscam exatamente isso: o talento individual e bom engajamento em grupo.
Os gestores de RH têm a responsabilidade de buscar esses talentos humanos e trazer para dentro da empresa, e cabe a eles também, junto com gerentes de áreas, manterem esses profissionais satisfeitos.
O processo de administração de RH começa com o planejamento de recursos humanos, sabendo se precisará contratar ou dispensar pessoas.
No mundo competitivo de hoje, a escolha das pessoas certas se torna vital para o funcionamento da empresa. Pessoas bem selecionadas e posicionadas contribuem para o adequado funcionamento da empresa.
O que é recrutamento?
É o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção.
A função do recrutamento é a de suprir a seleção de matéria-prima básica (candidatos) para o seu funcionamento.
O recrutamento consiste - a partir dos dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização - nas atividades relacionadas com a pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas necessárias à organização para a consecução dos seus objetivos. É uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos, dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização.
Começa com a compreensão e