Publico Alvo e sua Localização
Segmentação de mercado e perfil do consumidor
A Segmentação de mercado é um conceito básico que define as práticas de consumo do público e é responsável pela formação do perfil do consumidor. Assim, segmentação de mercado é baseada na lógica de que não basta apenas produzir para que haja consumo.
Com a formação da concorrência, foi preciso adequar o produto para um mercado consumidor específico, para suprir as vontades do consumidor. No processo de marketing foram necessárias mudanças para dar enfoque a um determinado público alvo, tomando as medidas necessárias para alcançar esse público, que muda de acordo com a condição social, cultural, econômica, psicológica. Assim é formada a imagem e o perfil do consumidor.
Quando se cria um produto para tal fim e se criam propagandas para alcançar tal fim, pretende-se formar um grupo de consumidores fixos. Entretanto, quando a finalidade do produto muda, é preciso adequar a publicidade envolvida para se obter o novo resultado final. Com a intensificação da concorrência, é preciso um aprimoramento do produto para que este supere em qualidade aos das outras marcas. Surge, então, um uso maior de tecnologia, mantendo a finalidade geral, mas alterando o fim específico do produto, o que também altera e aumenta as diferenciações do público alvo.
Então, mesmo que um produto tenha um fim geral, com as especificações, surgem subgrupos de consumidores, que irão se adequar de acordo com seu meio social, cultura, econômico, psicológico, comportamental, religioso, para então definir o perfil de consumo do individuo.
Localização e áreas de atuação
Um fator importante para se determinar um público alvo, além da situação econômica, social e afins, é a área ocupada por este público. Regiões com maior potencial econômico são as que mais consomem o produto de acordo com a escala fornecida.
Áreas com maior densidade demográfica urbana tendem a consumir mais determinado