Recrutamento e Seleção
O presente artigo apresenta a introdução à prática de recrutamento de pessoal, sob a perspectiva de profissionais de Consultoria de Recursos Humanos. O conteúdo abarca informações que permitirão o público, uma reflexão sobre as etapas, técnicas, fontes e processos de recrutamento, captação e atração de pessoas.
Toda empresa necessita de mão de obra. Para tanto, essa precisa selecionar e recrutar pessoal.
A tarefa de recrutar e selecionar profissionais é estratégica; Esta atividade deve ser entregue a área de recursos humanos e essa tem que estar preparada para assumir esse desafio; e recrutar e selecionar pessoas no mercado é uma atividade com metodologia própria e não pode ser encarada como um evento pontual, subjetivo e sem importância.
A Administração de Recursos Humanos tem passado por transformações. Na década de 70 o trabalho dos administradores de Recursos Humanos era manter suas empresas fora dos tribunais e estar de acordo com o número cada vez maior de regulamentações que governam o local de trabalho. Na década de 80, tiveram de resolver problemas de custos nos quadros de pessoal relacionados a fusões e aquisições. A década de 90 caracteriza-se por questões econômicas relacionadas a um local de trabalho cada vez mais global e competitivo. Na década atual, o homem está preocupado com a empresa e a empresa com o homem.
O mundo corporativo se encontra em permanente processo de mudança e a área de Recursos Humanos acompanha essas transformações do mercado. A década de 30 é o marco para o setor. Antes disso, a administração de pessoal, como ficou conhecida após 1930, tinha como funções básicas o recrutamento e seleção. Já nos anos 30 se define o início sistemático e regulado das práticas por documentos legais da Administração de Pessoal. Após 1930, passa a existir uma verdadeira legislação trabalhista, quando foi criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (hoje Ministério do Trabalho e Emprego), que se somava aos esforços