Linguística I - Estudo dirigido - respostas
1) Para entender a diferença entre dialeto e idioleto é preciso saber a definição de cada um. Dialeto é o falar de uma língua; um conjunto de traços lingüísticos usados por um determinado grupo – regional e/ou social e cultural; contém variação de acordo com a região ou grupo que o utiliza; são definidos por meio de isoglossas. Já idioleto é o falar próprio do falante, não contendo duas pessoas que possuem o mesmo idioleto; é o traço lingüístico que o define.
Pode-se dizer então que o idioleto faz parte do dialeto.
2) É possível observar as variações lingüísticas geográfica, social e cultural e individualmente. Geográfica – também chamada de diatópica – é a variação que ocorre quanto a regiões. Ex: sotaques ou troca de palavras como “biscoito e bolacha” que significam a mesma coisa. Social e cultural – também chamada de diastrática – é a variação que ocorre a respeito de grupos com maior ou menor poder econômico ou as chamadas “tribos”. Individual – também chamada de diafásica – é a variação de acordo com o estilo do falante.
A variante de prestígio é aquela que tem relação com o grupo que possui maior poder socioeconômico, normalmente utilizada nas regiões urbanas. Contudo, isso não significa dizer que ela é melhor que as outras.
3) Linguística é o ramo da ciência que estuda a Linguagem. Para melhor compreensão, precisamos saber o que é o seu objeto de estudo. Linguagem é a capacidade de comunicação por meio da Língua, exclusivamente humana. Língua é um conjunto de signos lingüísticos (significante + significado) que obedecem a regras sintáticas. A Linguística é uma ciência descritiva, analítica e não prescritiva, ou seja, ela não tem preconceito com os diferentes usos da língua, todas as variedades de uma língua são igualmente apropriadas para o estudo. É importante ressaltar também que a Linguística tem um interesse especial na fala.
4) Língua é um conjunto de signos (vocais ou gestuais), obedientes a regras sintáticas,