Estudo Dirigido
Introdução a Linguística (TURMA H)
Respostas
1. No século XIX, há um conhecimento de uma maior quantidade de línguas e a partir disso, surge um interesse pelas línguas vivas, onde fizeram um estudo comparativo da fala. A Linguística Moderna formou-se a partir dos princípios dessa época. Esse estudo comparativo observa que as línguas se transformam com o passar do tempo, independente da vontade dos homens. Esse desenvolvimento histórico das línguas fizeram os estudiosos entender de melhor forma o que foi a mudanças que surgiam nos textos escritos. Como por exemplo, reparavam que com o tempo, o latim transformou-se em outros línguas: português, espanhol e francês. E essas transformações pode ser explicadas pela mudança da língua falada, que é considerada um dos princípios fundamentais dos pensamentos linguísticos da modernidade.
2. a) Para Saussure, a linguagem é heteróclita e multifacetada. O significado dessa afirmação é que a linguagem abrange vários aspectos. Ela é ao mesmo tempo física, fisiológica e psíquica, além de fazer parte de um espaço individual e social. Em suas palavras, a linguagem “não se deixa classificar em nenhuma categoria de fatos humanos, pois não se sabe como inferir sua unidade”.
b) Para Saussure, a língua é um sistema de signos. Situa-se dentro da linguagem como a “parte social” desta. Ela pode ser mudada pela totalidade de seus falantes e obedece a leis estabelecidas pelos membros de cada comunidade.
3. a) I. (i) – Diacronia; (ii) – Sincronia.
II. Significante e Significado.
III. (i) – Sintagma; (ii) – Paradigma.
IV. Língua e Fala.
b) Para Saussure, a língua é um conjunto de signos e cada um desses signos se define pelos demais signos existentes nesse conjunto. Para ele, o conceito de um signo só existe devido a sua relação com o conceito de outro signo, como podemos ver na relação entre a palavra “menino” em contraste com a palavra “menina”. O significado do morfema como radical só é possível pela sua