Recrutamento e seleção
Aluno: Taciana Sousa dos Santos Matricula: 2012.0125.3713
Orientador (a): Prof. Sonia Regina Prado
Para que uma empresa obtenha sucesso, alcance seus objetivos e se mantenha competitiva no mercado, um fator torna-se indispensável, a elaboração de uma estratégia organizacional. Dentro desse contexto a presença do profissional de RH é fundamental, pois será essa a área que contribuirá para o alcance dos objetivos corporativos e, ao mesmo tempo, buscará atender as necessidades dos colaboradores.
Por outro lado, a implantação do setor de recursos humanos dentro de uma organização é de fundamental importância devido à tarefa que a ele é atribuída de administrar, planejar, recrutar e selecionar a gestão de pessoas da empresa.
A vantagem de se elaborar um planejamento estratégico em RH é que através dessa ação a empresa poderá garantir o alinhamento das ações voltadas para a Gestão de Talentos com a estratégia e o negócio da organização, consequentemente, com o alcance dos resultados.
É importante que a empresa dê um caminho a ser trilhado pelas pessoas que vão executar o processo.
Não existe um momento exato para a elaboração de um planejamento estratégico de RH, pois isso irá depender de cada organização. Não é de total responsabilidade do setor de recursos humanos fazer um bom planejamento dos recursos necessários para as exigências operacionais da organização, mas sim em conjunto com os chefes de linha.
O primeiro passo para a área de RH elaborar um trabalho consistente é conhecer o negócio e o contexto da organização, ou seja, o mercado, as tendências e a concorrência.
Durante a elaboração do planejamento estratégico, a área de RH precisa conhecer os recursos disponíveis, a equipe envolvida no processo, as possibilidades de inovação e as possíveis mudanças no negócio em curto, médio, e longo prazo, além de observar a viabilidade de investimento do tempo que será exigido dos profissionais de outras áreas.
Quanto mais conhecimento sobre o