Aplicação dos jogos de empresas
O aumento dos níveis de competitividade, evidenciado principalmente pelo processo de globalização dos mercados, tem contribuído para que as empresas busquem cada vez mais alternativas de gestão que possam torná-las aptas a sobreviverem neste cenário de constantes mudanças. Para Laudon & Laudon (2001), três grandes mudanças globais estão alterando o mundo dos negócios: o surgimento e o fortalecimento de uma economia global, a transformação de economias e sociedades industriais em economias baseadas em serviços e a transformação das empresas, por meio de novas concepções de gestão como downsizing, total quality management, gestão por objetivos, entre outros.
Em relação à competição, pode-se citar os diversos aspectos que influenciam o modo de gerenciar uma organização, como a concorrência acirrada, a disputa de mercado, a complexidade dos sistemas econômicos, as mudanças de cenário cada vez mais rápidas, dentre outros fatores que têm conduzido as empresas a buscarem uma nova filosofia de gestão, amparada por uma concepção moderna de administração.
No entanto, somente a busca empregada atualmente, muitas vezes desenfreada, por novos modelos de gestão empresarial, não seriam suficientemente eficazes, sem que fosse considerada uma nova concepção focada num ambiente de aprendizado contínuo e integrado das pessoas da organização. Para Santos citada em Gramigna (1993), “a aprendizagem é um processo que dura toda a vida e por meio do qual o sujeito, motivado frente a uma situação problema, resolve-a atingindo sua meta e modifica-se de forma duradoura. Esta transformação permite transferir o aprendizado para novas situações”.
Dessa maneira, os novos desafios impostos por esse ambiente externo, fazem com que as pessoas passem a considerar a questão do desenvolvimento de suas competências e habilidades num contexto mais amplo, ou seja, que elas passem a considerar a gestão eficaz do conhecimento adquirido como um fator estratégico de permanência no mercado