Variaveis itau unibanco
Graduação
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO– 1ºsemestre
ADMINISTRAÇÃO
Trabalho:Conceitos sobre Varives Itau-Unibanco
Autor: seu nome
Professor:
SÃO PAULO
Abril 2012
Conceitue a administração para o caso do Itaú-Unibanco em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber:
1. Tarefas
O princípio fundamental sobre o qual se assenta a Política do Itaú Unibanco é a busca de excelência em Governança Corporativa, com vista a fortalecer e criar as melhores condições para o seu desenvolvimento e o de suas subsidiárias.
A Política faz remissões ao Estatuto Social, aos Regimentos Internos do Conselho de Administração e demais órgãos estatutários e Comitês, ao Código de Ética e outros regulamentos internos do Itaú Unibanco, de forma a refletir e consolidar as estruturas existentes para a proteção dos interesses dos acionistas e do mercado, balizadoras da gestão da companhia.
2. Estrutura A Itaú Holding, que detem o controle do Itaú, passa a chamar-se Itaú Unibanco Holding, tendo incorpordas as ações do Unibanco.Essa Itaú Unibanco Holding é a dona do novo banco. Por sua vez, a Itaú Unibanco terá seu controle dividido, meio a meio, entre a Itausa e a Unibanco Holding. Esse é um dos argumentos que as fontes levantam para dizer que foi uma fusão.A Itausa é a holding das famílias Vilela e Setubal; a Unibanco, da família Moreira Salles.
Como se observa, é um banco dos grandes, um dos 20 maiores do mundo, com controle definido.Não é o que ocorre com os outros. Tome-se o Santander. Seu presidente, don Emilio Botín, tem 8% do capital.
Essa pulverização, que se repete nas grandes instituições mundiais, abre espaço para que o banco possa ser adquirido em mercado, com, por exemplo, uma proposta hostil, como aliás o Santander comprou o ABN.Fontes do Itaú e Unibanco citam esse aspecto como mais uma razão de solidez do novo banco.
3. Pessoas As práticas de responsabilidade socioambiental do Itaú Unibanco