Recrutamento e seleção
1. Teoria Científica
A Teoria Científica tem seu foco nas tarefas da empresa, com o objetivo de aplicar métodos científicos ao trabalho operacional a fim de obter melhores resultados para as indústrias.
Enxergando a necessidade de estabelecer novas formas de trabalho na Revolução Industrial, Frederick Winslow Taylor (1856-1915) desenvolveu um método científico para aumentar a produtividade e aproveitar ao máximo o tempo, o que ficou conhecida como Teoria Científica da Administração. Com esse método Taylor buscou diminuir movimentos desnecessários do operário, modificando a divisão do trabalho que foi introduzida nas industrias, controlando assim todo o tempo gasto por seus empregados.
A administração Científica foi iniciada no final do século XIX por Taylor que ficou conhecido como o fundador da Teoria Geral da Administração.
Nessa época, os funcionários já recebiam pela quantidade produzida, mas os empresários tentavam ganhar o máximo possível diminuindo os valores pagos por cada tarefa e os funcionários produziam menos do que eram capazes para quebrar o sistema de produção estabelecida. Nesse momento Taylor percebeu a necessidade de estabelecer uma maneira de trabalho que favorecesse tanto os operários como os empresários, uma forma de adotar as teorias que sempre defendeu. Para Chiavenato:
“Na época, vigorava o sistema de pagamentos por peças ou por tarefas. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalancear o pagamento por peça pelos patrões” (2003,p.42.) Taylor não decidiu trabalhar diretamente com operários para ganhar dinheiro, ele queria estudar melhores formas de trabalho e de economizar tempo. Sempre acreditou que com o aumento da complexidade da produção nas indústrias o processo não poderia ser deixado nas mãos dos funcionários, pois esses iriam fazer