Recrutamento e Seleção - Pré-projeto
PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO
Trabalho apresentado à disciplina de Pesquisa em Administração do curso de Administração da Faculdade Presidente Antônio Carlos como requisito parcial de avaliação do 6º período.
Professora: Fenícia Helena Coelho Oliveira Lopes
GOVERNADOR VALADARES
2013
1 Introdução
O departamento de Recursos Humanos é um órgão dentro da empresa que tem por objetivos executar contratações e demissões, administrar, auxiliar, desenvolver e dar o suporte necessário ao funcionário. Além de todas estas atividades, tem o que se pode chamar de recrutamento e seleção. Este processo acontece quando existem vagas a serem preenchidas e então se disponibiliza essas vagas a candidatos que serão selecionados pelo processo de recrutamento.
1.1 Breve histórico e evolução do tema
O processo de recrutamento e seleção no Brasil teve seu auge entre as décadas de 50 e 60, quando aqui chegaram grandes empresas como as indústrias automobilísticas, que ao se instalarem aqui implantaram o sistema de Gestão de Pessoas baseado no modelo americano. A partir de então, vários processos passaram a ser executados, entre eles, o recrutamento e seleção. Recrutamento é descrito por Chiavenato da seguinte forma: “Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização” (Chiavenato, 1999, p. 92). Ao se falar em recrutamento, pode se distinguir entre recrutamento interno, que é quando pessoas que já atuam dentro da empresa recebem a proposta para o preenchimento de outra vaga, e o recrutamento externo, que é quando realizam uma busca no mercado de trabalho ou em fontes específicas por candidato apto a ocupar a referida vaga.
Uma vez realizado o processo de recrutamento, o procedimento seguinte é seleção do candidato, que ocorre quando os mesmos, por meio de análises,