Práticas de Recrutamento e Seleção
Práticas de Recrutamento e Seleção
T
RESUMO
Neste trabalho temos como objetivo explicar como se processa o recrutamento e a seleção de candidatos numa empresa.
Vamos aprofundar as características do recrutamento e seleção, vantagens, desvantagens e respetivos métodos, sendo que no final, aplica-se num caso prático.
Durante a realização deste trabalho verificamos que se o recrutamento e seleção forem realizados com rigor e transparência as empresas podem vir a ter grandes benefícios.
INDICE
1- INTRODUÇÃO
Com as drásticas mudanças que o mundo vem passando em termos econômicos, políticos e sociais, onde a competitividade feroz entre as empresas, faz com que os empresários cada vez mais optem por inovação, qualidade e também recursos humanos capacitados e talentosos. De acordo com Toledo (1992), o órgão de Recursos Humanos, como setor definido da administração das empresas, teve seu aparecimento no início deste século, tendo tido sua evolução acelerada na década de 20, com o fortalecimento do movimento sindical, provocados pela Revolução Industrial, que auxiliou grandemente a institucionalização dos órgãos de pessoal nas organizações. A falta de mão-de-obra, provocada pela Primeira Guerra Mundial, foi outro fator que contribuiu para o reforço dos órgãos de Recursos Humanos.
Uma boa gestão de recursos humanos torna-se fundamental e decisiva nas organizações, sendo o processo de recrutamento e seleção crucial para o sucesso empresarial. A função de recrutamento e seleção tem por objetivo captar pessoas que irão desempenhar funções fundamentais na empresa, pois o candidato que mais se adequar à vaga a ser preenchida, devolverá com mais responsabilidade a tarefa que lhe é proposta, portanto há importância de se conhecer melhor sobre seus tipos, processos e técnicas de recrutamento e seleção utilizadas