Recrutamento e Seleçao em empresas de pequenos portes
O processo de Recrutamento e Seleção vem ocorrendo há muito tempo. Assim que se iniciou a organização dos povos, é possível notar este sistema. O mesmo era reparado principalmente, onde havia a preocupação em escolher as pessoas mais aptas a executar atividades específicas.
Com a Revolução Industrial no século XVIII, foi notável a fragmentação de tarefas, alienando o trabalhador do processo de criação e dando-lhe uma única execução de trabalho. Com isso, este processo passa a ser determinado pelas necessidades específicas, fundamentando-se na designação do segmento operacional.
Em 1983, Chiavenato, efetuou a definição de Recrutamento e Seleção de candidatos de maneira simples. Segundo ele, trata-se da
“escolha do homem certo para o cargo certo.” Eles passaram por diversos momentos, acompanhando os processos históricos, e hoje é considerado, fundamentais na cultura organizacional de uma empresa que busca funcionários portadores de um determinado comportamento adequado a visão e objetivos da mesma.
O Recrutamento nunca teve uma importância tão significativa nos resultados de uma organização como no mercado atual, uma prática bem desenhada, integrada e praticada tendo um impacto positivo na empresa e o universo, um resultado devastador.
Portanto, se a escolha de pessoal é realizada visando a satisfação, da melhor e mais eficiente forma possível, visando o benefício da organização, ela já tem grande chance de obter sucesso, com base nos integrantes que a compõe. Por isso, o processo de seleção merece atenção especial, já que é ele que vai definir, por diferentes modos e com diferentes estratégias, qual candidato ficará com a vaga.
O Processo de Seleção deve ter um planejamento estratégico, com objetivos de longo prazo, para que eventuais ocorrências não venham a prejudicar o bom andamento da empresa, principalmente se os substitutos não forem eficientemente selecionados.
E mais do que em qualquer outro momento da história das corporações, as