Modelo de Introdução recrutamento e seleção
Recrutamento e seleção de pessoas – um estudo de caso em uma organização de médio porte do ramo têxtil.
1 INTRODUÇÃO
A busca por profissionais qualificados é uma tarefa árdua nas organizações atuais e, quando se trata de planejar as necessidades de pessoal, recrutar, selecionar, treinar e desenvolver empregados, essa busca é vista nas organizações de pequeno e médio porte – PMEs como um desafio, uma vez que a competição empresarial vem exercendo grande pressão, fazendo com que seja necessária a contratação de bons profissionais.
Em uma PME do ramo têxtil, como a empresa objeto desta pesquisa, na qual a produção contínua exige especialização, treinamento, responsabilidade pelo manuseio dos equipamentos e atenção, a função de cada empregado é bem específica, repetitiva e com metas desenhadas, exigindo eficácia e dinamismo capazes de aumentar a perspectiva de vida da organização.
Considera-se fundamental o estudo desse tema para entender como é feito o processo de recrutamento e seleção em uma PME, pois a contribuição da área de Recursos Humanos para a atração e retenção de profissionais qualificados é primordial nas empresas. Estabelecer o perfil prévio dos profissionais é vital para a estabilidade e o sucesso de uma organização. Acredita-se que uma boa condução do processo de recrutamento e seleção irá refletir de forma significava nos resultados organizacionais e, se bem realizada, garantirá a entrada de pessoas de alto potencial e qualidade na empresa.
As PMEs têm expressiva participação na economia brasileira, uma vez que os pequenos negócios respondem por mais de um quarto do produto interno bruto (PIB) brasileiro. Juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no País representam 27% do PIB, um resultado que vem crescendo nos últimos anos (SEBRAE, 2014). Dessa forma, acredita-se que esta pesquisa pode servir de base para discussão do processo de recrutamento e seleção em outras empresas do setor.
Por