Duda Perguntas
ESTUDO DE CASO
IODOTERAPIA
Nome: Maria Eduarda Aciole RA:20573322 De acordo com o estudo de caso clínico responda às perguntas abaixo.
1. Descreva os princípios físicos da iodoterapia e diferencie de radioterapia. Quando o tratamento através da iodoterapia é indicado? Por que?
A iodoterapia é um tratamento indicado para pessoas com deficiência na glândula tireoide (hipertireoidismo). A tireoide é o local que mais atrai iodo no corpo humano, puxando para ela grande parte do material que é ingerido. Quando o iodo está próximo à glândula, a radiação age sobre as células e os tecidos, quando há necessidade, promovendo com isto a eliminação de tumores e de restos de tecidos cancerígenos.
Iodoterapia: Alta energia (364 Kev - Kilo eletron volt); radiação particulada (β); meia vida longa (meia vida física = 8,06 dias).
Radioterapia: Radiação é uma forma de propagação da energia pelo espaço. Se acompanhada de matéria, chama-se radiação corpuscular. Quando é apenas energia, chama-se radiação eletromagnética. Há muitas radiações diferentes e apenas algumas delas são de interesse da Radioterapia. As partículas beta e os prótons são radiações corpusculares, possuem massa e carga elétrica. Os raios X e os raios gama são fótons, que podem ser entendidos como pequenos pacotes de energia, sem massa nem carga elétrica.
2. Quais são os radionuclídeos utilizados e quais são as vias de administração, dose para realizarmos o tratamento através da iodoterapia.
Pode ser administrado na forma livre, na forma combinada com algum fármaco
32P, 45Sc, IODO 131 dentre outros.
Vias de administração: intravenosa, oral
3. Pesquise e explique o que é o rastreamento com Iodo 131.
O Rastreamento Corporal Total com 131I é realizado para detectar restos tireoidianos após a cirurgia, bem como tecido metastático. Os resultados do RCT dependem da habilidade do tecido neoplásico em captar 131I na presença de concentrações