filme gandhi
O que posso refletir do filme que gostei muito e me sensibilizou em muitos aspectos. O filme da vida de Gandhi mostra a luta contra o imperialismo inglês de uma forma pacífica, a globalização e colonização.
Foi um pouco chocante ver algumas imagens como por exemplo o terrível massacre em Amristar, onde os Ingleses atingiram homens, mulheres e crianças que estavam desarmados, é de lamentar que aconteçam massacres como este.
Gandhi, era uma pessoa extraordinária, acho que se os governantes de todo o mundo seguissem o exemplo do Gandhi, não haveria tanta violência. Gandhi foi um grande homem conforme demonstra o filme.
Lutou sempre pelo seu povo, até conseguir a independência da Índia.
Era muito querido pelo seu povo, participou em várias campanhas de desobediência civil, por isso foi preso algumas vezes pelos britânicos, mas nunca quis a violência, ele era um grande guia espiritual e os seus seguidores, davam a vida por ele, ainda hoje é considerado uma pessoa muito importante para o seu país.
Este grande senhor nasceu e viveu a sua infância na Índia, já adulto foi para Londres onde estudou para advogado, viveu alguns anos da sua vida na África do sul, mais tarde regressou á sua terra Natal onde lutou sempre pela igualdade e pela não-violência.
A meu ver os ideais de Gandhi já estão ultrapassados, cada vez existe mais guerra mais violência, mais imigração com conceitos e culturas muito violentas, porque também cada vez há mais pobreza e de certa forma não existe escravatura visível, existem cada vez mais associações e organizações em defesa do ser humano e em luta pelos seus direitos, felizmente, mas existem outras formas de quem tem mais dinheiro cada vez tem mais poder sobre quem não tem.