Recrutamento e seleção
Síntese.
Conquistar o mercado e obter sucesso é um desafio que há muito tempo tira o sono de muitos gestores e empresários. Com o passar do tempo estes contam com a ajuda de diversos sistemas e procedimentos para aumentar a competitividade entre seus concorrentes. Porém sabe-se hoje em dia que não é só de maquinas e sistemas que se sustenta uma empresa, para um bom resultado são necessários intermediários que planejem e tracem caminhos para alcançar as metas organizacionais. Estes “intermediários” são os colaboradores da empresa, que com suas experiências próprias agregadas as tecnologias e treinamento, são capazes de reestruturar e aperfeiçoar todo e qualquer procedimento. Mas para isso é preciso encontrar uma pessoa com o perfil certo para cada tipo de atividade.
É de responsabilidade de o recrutador identificar pessoas com potencial e características adequadas para o preenchimento dos cargos disponíveis. A seleção é a etapa onde os gestores tem a chance de avaliar o perfil de cada candidato e verificar os benefícios apresentados e os pontos que poderiam ser melhorados. E esta etapa vai além de conhecer o histórico profissional e pessoal. A seleção é uma fase de extremo cuidado e atenção, pois o recrutamento de uma pessoa inadequada irá com toda certeza levar a empresa a grandes prejuízos. Os processos de recrutamento atuais estão cada vez mais rigorosos, principalmente para cargos de maior responsabilidade e competência. O processo de recrutamento é iniciado com o estudo da vaga disponível e assim posteriormente é traçado nos mínimos detalhes o que o candidato deve ter para ser selecionado. A partir disso serão selecionados os perfis que mais se aproximam das qualidades exigidas.
Tudo isso para garantir que a pessoa escolhida tenha comprometimento com o que faz e possa fazer diferença para a empresa no mercado, construindo uma boa imagem perante seus clientes, e assim alcançar o sucesso. Mesmo assim as empresas ainda correm o