Recrutamento e selecção
RESUMO
O artigo trata do papel decisivo da Administração de Pessoal no processo de Recrutamento e Selecção de pessoas, apontando, as necessidades existentes do planeamento de recursos humanos, as etapas e os mecanismos de recrutamento e selecção de pessoal.
A Administração de Pessoal compartilha com todos os demais órgãos da empresa o encargo de administrar pessoas. Esta administração é uma responsabilidade exclusiva de cada gerente, uma responsabilidade de staff, aliada à função de linha, já que ele irá compartilhar com toda a organização os bons resultados, devido ao desempenho obtido, que o novo colaborador irá obter ao longo de sua permanência na empresa.
A moderna administração de Pessoal deverá estabelecer normas e critérios (políticas de pessoal), a fim de que os gerente e supervisores possam administrar seus subordinados de maneira unânime, executando actividades técnicas e especializadas relacionadas com pessoal, de forma a liderar os gerentes para as responsabilidades específicas de sua área de acção, como executar serviços de recrutamento e selecção, treino e desenvolvimento, entre outros.
Ao proporcionar a compreensão dos procedimentos usados pela área de recursos humanos, no que tange ao processo de recrutar, seleccionar, treinar e desenvolver, verifica-se a existência de um processo cíclico que envolve todos que estão ligados directa ou indirectamente às áreas estratégicas, tácticas e operacionais de toda a empresa.
1.Principais Pontos de Reflexão
Este trabalho de análise do recrutamento e selecção para desenvolver o capital humano, não pode deixar de contrapor a formalidade existente na moderna administração de recursos humanos para lidar com esse assunto, que vem assumindo papel estratégico e vital, porque as organizações estão tentando transformar seus recursos humanos em vantagem competitiva.
Compor o quadro de pessoal de uma organização é algo que parece ser bastante