Ciencias
Bernardo Azevedo, nº 4Henrique Mouta, nº11João Curado, nº14Pedro Mota, nº 20José Fernandes, nº15 |
[O Doping e o Desporto] | Uma prespectiva ética e desportiva sobre a prática de doping |
CONCEITO DE DESPORTO
Desporto é uma actividade física sujeita a determinados regulamentos e que geralmente visa a competição entre praticantes.
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física. O nosso grupo decidiu tratar este assunto e realizar o nosso trabalho sob a forma de um relatório.
Como tema do trabalho, o nosso grupo optou por tratar um dos problemas mais graves, sérios e actuais do desporto: o doping. Nós optámos por esta temática pois achamos que hoje em dia o doping é um dos problemas mais actuais e também um dos mais preocupantes, não só pelo facto de falsear a “verdade desportiva” mas também porque esta prática é quase sempre muito perigosa para os próprios atletas.
Com este trabalho o nosso grupo pretende definir e explicar em que consiste a prática do doping, os vários métodos, técnicas e drogas usadas, explicando o que fazem, que capacidades físicas é que melhoram e quais os problemas que podem provocar a saúde dos desportistas. Pretendemos também falar sobre certos casos famosos de doping, assim como reflectir um pouco sobre o que leva aos desportistas a tal prática, assim como porque é que não é correcto utilizar técnicas dopantes.
Esperamos que este trabalho seja apelativo e informativo, e esperamos explicar e tratar o melhor possível este tema controverso.
2- DOPING
O doping (ou dopagem) não é mais que um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. O doping pode também ser considerado o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo (não devemos no entanto confundir doping com treino físico rigoroso). Também é