Recrutamento e selecção de pessoal
* André Ferreira nº 1010271 * Daniel Batáguas nº 1010245 * Marta Costa nº 1010465 * Paula Gomes nº 1010336
Introdução
O trabalho proposto tem como principal objectivo a explicação e esclarecimento sobre o recrutamento e selecção, dando continuidade á matéria que foi transmitida na disciplina de Liderança e Motivação.
Com este documento propomo-nos a explicar como se processa o Recrutamento de Pessoal, quer a nível interno ou externo das instituições bem como dar exemplos da mesma, de forma clara e perceptível, aproveitando ao máximo toda a informação que foi disponibilizada.
Recrutamento e Selecção
* Em que consiste o Recrutamento?
O recrutamento consiste num conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Através deste processo, a organização informa o mercado que existem oportunidades de emprego para determinadas funções. O processo de recrutamento é necessário que a organização se aperceba de que existe uma necessidade de contratar pessoas para desempenhar funções específicas, determinando, qual o perfil de competências que interessa recrutar, tendo em conta os seus objectivos estratégicos e operacionais.
* Formas de Recrutamento
Recrutamento Interno – refere-se á captação de indivíduos que já trabalharam na organização. Para ocupar determinado lugar recorre-se a colaboradores que já trabalham na organização, por via do seu desempenho ou por via da aquisição de novas competências que mostram aptidão, potencial e disponibilidade para o exercício da função a preencher. Estas movimentações podem ser verticais - conduzindo a promoções, horizontais - quando existem transferências de posto de trabalho, ou diagonais - quando existe transferência com promoções. Para que uma empresa possa aproveitar as múltiplas vantagens que lhe advêm do