relatorio de estagio
1.INTRODUÇÃO
Para constituir-se uma organização é indispensável a existência de edificios, meios tecnológicos, capital e recursos humanos.
As pessoas são determinantes para o desenvolvimento da organização, implicando que a organização capte aquelas que melhor se adequam aos objectivos propostos, pois estas incidem sobre os talentos e competências capazes de agregar valores à organização, torná-la mais ágil e competitiva, isto é, que consigam influenciar as acções e destinos da organização, pois não só são recursos como também são participantes fundamentais capazes de manipular outros recursos.
Neste sentido, as organizações e as pessoas estão engajadas num contínuo e integrativo processo de atrair umas às outras, visto que as organizações se sentem na obrigação de admitir novos trabalhadores por forma a responder as demandas de origem interna e externa.
Neste processo de admissão de novos trabalhadores, a forma mais adequada para captá-los é a realizção do recrutamento e selecção. Esta forma é praticada por todas organizações no geral, havendo no entanto organizações que adoptam procedimentos diferentes, tal é o caso das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).
Mas não é de organizações militares que o trabalho irá cingir-se mas de organizações não militar concrectamente vai cingir-se na análise dos processos de recrutamento e selecção de pessoal, conceitos de recrutamento e selecção, técnicas de recrutamento e selecção, fontes de recrutamento, vantagens e desvantagens de recrutamento.
Os indivíduos dentro da organização apresentam habilidades diferentes daí que a selecção é uma forma ideal de se conhecer como o indivíduo é e onde pode ser colocado para exercer suas tarefas. Como fundamenta o Chiavento "se os indivíduos fossem iguais e reunissem mesmas condições para aprender e trabalhar a selecção seria despensada, mas contudo há enormes diferenças individuais, tanto físicas como psicologicas que levam as