RECRUTAMENTO E SELE O DE PESSOAL
Recrutamento procura candidatos para ocupar as vagas existentes, enquanto a seleção identifica o candidato mais qualificado entre aqueles recrutados. A seleção não cria bons candidatos, apenas os identifica entre os recrutados. Se não existe bons candidatos ás vagas é porque o recrutamento foi falho. Portanto, não existirá seleção se não houver candidatos recrutados e será tanto melhor a seleção quanto mais eficaz o processo de recrutamento.
Quando na empresa o planejamento de pessoal funciona bem, assim como os programas de treinamento e desenvolvimento, o processo de recrutamento e muito simplificado uma vez que o candidato à vaga é alguém que já trabalha na empresa em um cargo de nível menor.
O recrutamento e seleção envolve dois importantes aspectos: o técnico e o comportamental. Ao longo do tempo todo conhecimento que os indivíduos possam absorver sobre, salários, cargos e competências dos selecionados deve ser atualizado. Um bom recrutador, em termos de comportamento, é a pessoa que tem capacidade de ouvir o próximo, de percepção e compreensão nas entrelinhas do que o candidato demonstra. É muito importante ter pleno conhecimento organizacional – como funcionam as empresas e como acontece a cultura corporativa.
Recrutamento trata-se de divulgar no mercado de trabalho as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas caraterísticas desejadas. O Recrutamento funciona como uma ponte entre o mercado de trabalho e o mercado de RH.
Quando o MT (Mercado de Trabalho) está em situação de oferta – as oportunidades de trabalho são maiores do que a procura delas. No caso de excesso de vagas e de oportunidades de emprego no mercado de trabalho, os candidatos escolhem organizações que ofereçam melhores oportunidades, salários e benefícios.
Quando o MT (Mercado de Trabalho) está em situação de procura - quando as oportunidades de trabalho são menores do que a procura delas. No caso de escassez